sábado, fevereiro 15, 2014

Xô! 50 Anos da Passagem do Totalitarismo Tupiniquim

Comemorar o que?
O rito de passagem, qualificadamente do absurdo em uma sociedade.
Lastimável!
Lembrar sim! Procurar para que corações e mentes sejam sempre "vacinados" contra ações fascistas que volta e meia nos aterrorizam.

A hidra de sete cabeças sempre retorna e atemoriza todas as sociedades. Não importa sob o teto de quais regimes ou sistemas, ela sempre se faz presente gerando condomínios de exceção, incomodo e insatisfação.
Seja durante a gestão da direita ou mesmo sob a gestão da esquerda, ela se inicia pela imposição aos sistemas de comunicação, pela supressão das liberdades ou mesmo para silenciar a intelectualidade reflexiva e vigilante.

Parte desta sociedade infelizmente em sua polpuda ignorância coptizada por seu referencial de "ordem",  reivindica cegamente o seu retorno e traduz suas declarações pela insanidade do retorno triste aos tempos dos "quarteis".
Quem nunca o viveu, o desconhece, não consegue medir a força de uma ação de exceção prevalente. Mas quem viveu... no fundo deseja esquecer e continuar a construir processos democráticos e educativos.

Comemorar jamais! Mas festejar a memória, vale como configuração de um processo educacional para que o longo momento nunca seja esquecido e reeditado.