domingo, agosto 16, 2009

MURO? MUROS! 20 ANOS














Um governo de exclusão, construído em meio as barreiras políticas e ideológicas que se apresentavam só poderia reagir como uma 'marionete'. Assim o 'muro' ergueu-se como um distico social, repressivo. Os alemães já não mais existiam, eram manipulados por dois tiranos, atrozes, genocidas.Uma forma de punição por haver abrigado o outro histórico monstro.


Monstros? Stalin, Hitler e Truman, cada qual com seu papel genocida na história.Tijolo por tijolo, ódio destilado, povos amaldiçoados pelas ações e sofrimentos. Um grito em 1961, uma resposta às ameaças.




















"Somos um só povo", o novo grito, um brado de guerra para demonstrar que o muro representava o caos social, uma cicatriz no percurso histórico deste povo.Derrubá-lo, é o principio da liberdade, da reconquista da cidadania internacional, do respeito à nacionalidade."Somos um só povo", gritava o povo consciente do momento, da história, de sua representatividade.Uma liberdade 'ainda que tardia'.

sexta-feira, agosto 14, 2009

ÓRFÃOS AFEGÃOS







Afeganistão, há um tempo foi, o Vietnã-soviético, hoje, torna-se o Vietnã de Obama, uma criação de Bush.
Todos esquecem da história milenar deste território geologicamente perdido por Deus ou Alá.
Já os órfãos afegãos, aumentam geometricamente, caminham por estas pedras ... sofrem do frio e da fome.
Quem irá orar por estes?
Os talibãs?
Os sunitas?
Os protestantes?
Os ortodoxos?
Quem os protegerá?

Seu futuro ‘a Deus dará!’.

DAS ALAGOAS AO MARANHÃO


Em 89, um legitimo cubano era o símbolo da ascensão sarcástica ao poder nacional, atualmente, simboliza o enlace 'matrimonial' entre a 'baixa' ala senatorial e o executivo 'cor-de-rosa'. O retorno ao poder, onde o escroto não é mais 'roxo', mas cuja cor é cada vez mais histriônica como a própria história.
Do maranhense Ferreira Gullar ao alagoano Aurélio Buarque de Holanda, a história destas regiões poderia possuir cores diferentes.
Seu povo aguarda a liberdade em lugar da servidão.